Decorria o ano lectivo de 2005/2006, quando um grupo de amigas decidiu que nesse mesmo ano iria marcar a diferença na Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM). Pela primeira vez, iria criar-se uma Tuna Feminina!

A novidade foi espalhada por toda a comunidade estudantil e o desejo por fazer algo novo, o gosto comum pela música, convívio e borgas, rapidamente juntou várias estudantes dos diversos cursos da ESDRM, e daí nasceu um grupo unido, com coragem e vontade de realizar este sonho.

O palco onde tudo começou foi na Residencial do Sr. Miguel, onde as ideias começaram a surgir e o entusiasmo era cada vez maior… Todas queriam contribuir para que o grande passo fosse dado, e assim, as primeiras decisões foram tomadas, as prioridades eram: decidir o nome da Tuna e as suas hierarquias. Inicialmente vários nomes foram sugeridos, como LoiróTuna, MiniTuna, NinfoTuna, entre outros. Mas no final, eis que surge o nome ideal, Sal&Tuna, em homenagem à cidade de Rio Maior e às suas tradições.

“Sal&Tuna é o nosso nome, Rio Maior nossa cidade”

Contudo, a Sal&Tuna só começou a revelar-se no ano lectivo seguinte, através dos ensaios e convívios por toda a cidade, possibilitando o aumento da união, construindo a vontade e desejo de novos elementos se juntarem a este grandioso projecto.

Apesar da forte vontade de nos darmos a conhecer, só mais tarde a Sal&Tuna começou a participar em festas da Escola. A primeira actuação aconteceu no dia 2 de Outubro de 2006, em que subimos ao palco do antigo auditório da escola apresentando-nos e dando as boas vindas aos novos caloiros e reabraçámos a restante comunidade estudantil. Foi neste momento que se revelou a Sal&Tuna.

Inúmeras propostas de actuações começaram a surgir, todas elas foram marcantes, no entanto algumas destacam-se pela sua magia deixando-nos uma lembrança muito positiva e uma certa saudade, tal como a presença na semana académica de Santarém em 2007, o 2º ENSAIASTU (Encontro de Tunas Femininas de Portalegre), a abertura das Tasquinhas de Rio Maior 2007 e 2008, entre outras.

Foi assim que decidimos pôr fim às noites tranquilas e silenciosas da cidade de Rio Maior, através de muitas cantorias, alguns copos, muita alegria e acima de tudo espírito de Tuna.

E no fim de tudo, tal como num conto de fadas, todos os elementos desta Tuna, CANTAM FELIZES PARA SEMPRE.

 
 
Make a Free Website with Yola.